Caracterização

As Freguesias de Ribeira de Nisa e Carreiras, ao serem agregadas por força da reorganização administrativa do território (Lei nº 11-A/2013, de 28 de Janeiro), passaram a constituir uma nova unidade territorial (União das Freguesias de Ribeira de Nisa e Carreiras) com uma área total de 50,35 Km2.
Tratando-se de uma freguesia rural situada em pleno coração do Parque Natural da Serra S. Mamede, aqui habitam, segundo os Censos 2021, 1731 pessoas, ou seja, cerca de 7,7 % da população do Concelho (22340), que demonstra a fraca densidade populacional da nossa área, quando comparada com a freguesia da linha.

 

Ribeira de Nisa

Engloba as povoações de Monte Paleiros, Monte Carvalho (sede da União de Freguesias), Vargem, Carvalhal das Vinhas, São Bento e Antiqueira. Profundamente marcada pela paisagem, tem muitas áreas verdes e aprazíveis, entre serra, vales e a ribeira que lhe dá o nome (principalmente entre o Vale da Ribeira de Nisa e o planalto do Jogo da Bola). As cores diversificadas dos soutos centenários vão pintando o cenário, pontilhando aqui e ali eiras, muros apiários, abrigos de granito e claro, a ribeira. Abundam pinheiros, sobreiros, castinçais e olivais e boas terras com árvores de fruto. A arte cesteira está profundamente enraizada nas gentes, sendo esta uma arte milenar. A serra providenciou desde sempre a matéria prima que com mestria foi trabalhada pelo saber dos canastreiros da Ribeira de Nisa, que elevaram a qualidade técnica do produto final, sobretudo em cestaria de madeira e castanho bravo. O Centro Museológico da Arte Cesteira da Ribeira de Nisa é pois uma justa homenagem ao trabalho desenvolvido pela grande comunidade de artesãos que em tempos aqui habitou, transmitindo o seu conhecimento e mestria de geração em geração. A piscina fluvial exterior é também um dos ex-libris da zona, bastante procurada no verão tórrido alentejano. Ali dispõe de um tanque com área relvada em redor, com iluminação e zona de merendas com bancos e mesas de pedra, servida ainda por um Bar de apoio.

Carreiras

Carreiras integra a aldeia de Carreiras e alguns aglomerados como o Ribeiro do Buraco, a Torre Alta, Quinta do Prior, entre outros mais pequenos. Trata-se de uma aldeia no topo da serra entre a encosta da Serra de S. Paulo e a Serra S. Mamede. Com paisagens magníficas de grande vastidão para a planície, sobrevoadas por aves das mais diferentes espécies, destacamos o Miradouro e Parque de Merendas da Fonte dos Carvoeiros, a Torre do Relógio e a Calçada Medieval que em épocas idas fez a ligação de Portalegre a Castelo de Vide e ainda se encontra, em parte, caminhável. Em Carreiras ainda se pratica alguma agricultura de subsistência com pequenas hortas e algumas árvores de fruto sendo a pecuária a principal atividade rural, tirando partido de solos que assentam sobre um substrato granítico com 500 milhões de anos. Em termos do coberto arbóreo é dominado pelo carvalho-negral e pelo sobreiro, acompanhados por oliveiras, castanheiros e pinheiro-bravo, mas o destaque vai para o sistema agrário que tira partido desta situação: o montado, uma formação que aqui se diferencia pelo facto de ser essencialmente constituída por um carvalho (Quercus pyrenaica) ou numa mistura deste com o sobreiro. Merecem particular destaque a disposição harmoniosa do conjunto da povoação que lhe valeu a designação de «aldeia presépio» e a vista para o pôr-do-sol num horizonte infinito.

 

Ambas as freguesias, Ribeira de Nisa e Carreiras dispõem de Património Religioso diverso.
A dinâmica dos habitantes perante o lugar que habitam é notória, sendo prova a diversidade de Instituições de Solidariedade Social, Associações e Equipamentos de Cultura e de Lazer existentes.
O comércio de Restauração é bastante reconhecido e diversificado, onde se pode provar a cozinha alentejana, excecionais iguarias e bons vinhos. A nível empresarial tem indústria na área do polímero, transportes e distribuição, construção civil, produção agrícola e pecuária, confecção de queijo e produção de ervas aromáticas.

Uma promessa é certa…paisagens de carácter único são o convite para uma visita e quiça a magia do deslumbramento e a energia pura que aqui se respira sejam um ponto de encontro para novas aventuras!